Ensinar não é transferir conhecimento,

mas criar as possibilidades para

a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

*A LINGUAGEM E SUAS FUNÇÕES


O ser humano possui a necessidade de viver socialmente, e para que tal vivência seja possível se faz necessário que aja comunicação. As pessoas se comunicam o tempo todo, mesmo quando não tem total consciência disso.
Tal comunicação se dá através da linguagem, seja ela verbal ou não verbal. A linguagem verbal ocorre através da fala e da escrita e, consecutivamente, exige a audição e a leitura. Sem tais elementos, esse tipo de comunicação não acontece. Já a linguagem não verbal se dá através de gestos, sinais, pinturas, desenhos, etc.
Roman Jakobson afirmou que a linguagem possui seis funções que estão ligadas a todo processo comunicativo. São as funções:

[...] referencial, cuja ação resulta na objetividade da informação; a emotiva ou expressiva, na qual são encontradas as opiniões ou emoções do autor; [...] conativa ou apelativa, que possui como principal objetivo influir no comportamento dos participantes; a fática, que por sua vez possui como escopo manter acessível o diálogo [...] poética [...] é pensada a partir do literário; e, por último, a função metalingüística, que acontece quando o código explica a função do próprio código. (PASQUALINI, 2012, p. 4)

 O que vai definir como acontecerá a linguagem é a situação na qual ela acontece e o objetivo ou função dela. Se alguém deseja expressar seu pensamento ou sentimentos, usará principalmente a linguagem com função emotiva. Porém, isto não significa que ela não possa utilizar ao mesmo tempo a função conativa, por exemplo. Ela fará uso das duas funções se quiser expressar seu pensamento e sentimentos e ao mesmo tempo buscar o apoio e aprovação do indivíduo para o qual transmite a mensagem.
É indiscutível a importância da linguagem na vida do ser humano. É necessário o ser humano reconhecer tal importância e se apropriar do conhecimento das diversas formas de linguagem e também suas funções, para assim poder aprimorar tal mecanismo e se comunicar de forma eficaz. Isso o tornará um cidadão mais ativo e crítico, capaz de discernir as circunstâncias em torno de si, interferindo positivamente no meio em que vive.

*Tatiana Rose Rachadel Macedo

Acadêmica do Curso de Pedagogia - Uniasselvi/Fameg

Redação Apresentada na disciplina Metodologia de Língua Portuguesa, 2012.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

JOGO DA MEMÓRIA


Objetivo:
Memorização da palavra seguida da figura.

Como jogar:

Joga-se em dois ou três alunos, cada um vira duas figuras por vez, o objetivo é virar a palavra e a figura igual, aquele que conseguir mais pares certos é o vencedor.

Acadêmica: Caroline do Nascimento.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

QUEBRA-CABEÇA DO ALFABETO


Objetivo: Familiarizar as crianças com o alfabeto.

Como jogar:

- Distribuir as fichas para as crianças colocarem as peças com as figuras e letras no centro.
- Cada criança procura as peças da sua ficha.
- Ganha a criança que completar a sua ficha primeiro.

Obs.: Pode ser utilizado com crianças de diferentes níveis de desenvolvimento, pois as fichas tem diferentes quantidades de figuras.

Acadêmica: Magali Kubnik.


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

BOLICHE DO ALFABETO


Como jogar:
Com o auxílio de uma bola tentar derrubar as garrafas. As garrafas que caírem a criança deverá dizer a letra.

Objetivo:
Identificar as letras do alfabeto e dizer palavras que iniciam com as mesmas.

Acadêmica: Mirian Alves