Ensinar não é transferir conhecimento,

mas criar as possibilidades para

a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire

quinta-feira, 29 de março de 2012

JOGO DA MEMÓRIA


Objetivo:
Conduzir a criança a relacionar a figura com sua respectiva letra alfabética inicial, familiarizando-a assim com o alfabeto, além de auxiliar na associação do som fonético das letras.

Métodologia:
Número indeterminado de jogadores. Manter as peças com as figuras e letras viradas para baixo. Cada jogador tem o direito de virar duas peças com intuito de encontrar o par correto. Se ele acertar o par é seu e ele tem o direito de jogar novamente. Caso erre, passa a vez para o próximo jogador, até que todas as peças sejam correlacionadas. Vence quem encontrar mais pares.

Acadêmcia: Tatiana Macedo

sábado, 24 de março de 2012

BINGO


Objetivo: Este jogo possibilita vivências com material letrado, a identificação do traçado de letras na forma maiúscula, caixa alta e reconhecimento de silabas das palavras.

Metodologia:
O jogo tem regras simples e claras. Com o auxilio da professora ou de um adulto as letras são expostas sobre a mesa. 4 cartelas contém. No Bingo (4 jogadores) a professora está segurando um saco com todas as letras do alfabeto. Em seguida inicia o jogo contando as letras. Quem tiver a letra cantada vai visualizar o objeto que começa com a letra e vai colocando em ordem. Vence o jogo aquele que terminar de preencher toda a cartela, é claro com as letras todas certas.

Acadêmica: Josi.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PRÁTICA EDUCATIVA - MÓDULO III


A brincadeira se faz presente na escola em diferentes situações e formas. Há um conceito generalizado de que a criança não aprende nada através de jogos e brincadeiras, o que leva muitos professores a não utilizarem-se dos mesmos.
O uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos é um importante instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil.
A aprendizagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas atuações nas práticas sociais.
Aprender uma língua não é somente aprender palavras, mas também os seus significados culturais.
É preciso criar no interior da sala de aula um ambiente de prazer, de busca e de troca. O sucesso pedagógico no processo de alfabetização vai depender da postura do professor. A criança aprende melhor quando levamos em conta o que ela quer saber.
Partindo desta premissa, propusemos como trabalho do semestre, identificar qual a importância do jogo no processo de alfabetização, através de entrevistas realizadas com professores, pais, alunos, acadêmicos do curso de pedagogia, ou seja, pessoas que estão inteiramente ligadas a este processo.

Confira como será estruturado o trabalho:

Tema: A importância do jogo no Processo de Alfabetização.

Objetivo: Identificar a importância do jogo no Processo de Alfabetização para que o sujeito se alfabetize de uma maneira lúdica.

Metodologia:
1. Definição do Problema;
2. Definição do tema do paper;
3. Levantamento dos objetivos;
4. Definição do cronograma de atividades;
5. Levantamento de bibliografias;
6. Pesquisa de campo;
7. Levantamento de dados;
8. Análise e conclusões;
9. Pesquisa e apresentação de um jogo de alfabetização;
10. Publicação do jogo no blog;
11. Socialização da Prática;
12. Entrega do Paper (04 de julho de 2012).

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O BRINCAR NO PROCESSO EDUCATIVO


Entende-se que a função do brincar no processo educativo é fundamental para o desenvolvimento global da criança, pois a conduz ludicamente, para suas descobertas cognitivas, afetivas, de relação interpessoal, de inserção social. A brincadeira leva a criança ao conhecimento da língua oral, escrita, e da matemática.

De acordo com o autor VIGOTSKY (1998), a arte de brincar pode ajudar a criança a desenvolver-se, a comunicar-se com os que a cercam e consigo mesmo. Através do brincar a criança tem a capacidade de criar, imaginar, cooperar, de ter auto estima e com isso confiar em si mesma, sendo capaz de desenvolver-se como uma pessoa dita normal.

Para Piaget (1973), os jogos e as atividades lúdicas tornaram-se significativas à medida que a criança se desenvolve, com a livre manipulação de materiais variados, ela passa a reconstituir, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação só é possível, a partir do momento em que em que ela própria evolui internamente, transformando essas atividades lúdicas, que é o concreto da vida dela, em linguagem escrita que é o abstrato.

Segundo Ferreiro (1999), pesquisadora que realizou diversos estudos sobre a concepção da criança a respeito da aprendizagem da leitura escrita, afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola e que não termina ao finalizar a escola primária”.

Muitos pais e educadores preocupam-se demasiadamente com o momento da alfabetização, então nada mais certo do que tornar este momento prazeroso para todos, auxiliando a criança na alfabetização através de jogos e brincadeiras. Já que desta maneira o que se aprende torna-se mais significativo. A brincadeira o jogo, aproxima a criança ao mundo letrado. Devemos tanto na escola, como em casa, participarmos deste processo, com brincadeiras e jogos que envolverão a criança e sem que ela perceba estará a ajudando no processo de alfabetização.

* Professora Kélvia Bonatti. Psicopedagoga e Professora Tutora da Uniasselvi - Polo Fameg.