Ensinar não é transferir conhecimento,

mas criar as possibilidades para

a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire

terça-feira, 31 de julho de 2012

*LER: FONTE DE INTERAÇÃO, COMPREENSÃO E SABER


Estamos inseridos no mundo, de maneira à estarmos envolvidos em um ciclo vicioso na qual exige que estejamos acompanhando todas as inovações, notícias e demais conhecimentos, para que sejamos não apenas profissionais, mais cidadãos atualizados. E é exatamente aí que entra a questão da leitura:

Ler é inscrever-se no mundo como signo, entrar na cadeia significante, elaborar continuamente interpretações que dão sentido ao mundo, registrá-las com palavras, gestos, traços. Ler é significar e, ao mesmo tempo, tornar-se significante. A leitura é uma escrita de si mesmo, na relação interativa que dá sentido ao mundo. (YUNES apud JUNG, 2012, p.36).

Portanto como define o autor acima, nos torna além de pessoas informadas, pessoas letradas, questionadoras, o que nos permite ter uma visão mais ampla do contexto vivenciado. É claro que ler, apenas para dizer que pratica a leitura, pouco ou nada acrescenta; para que seja uma leitura produtiva,você além de ler, deverá indagar, comparar, interagir, compreender, discordar, concordar, como forma individual de percepção e opinião, porque você praticando a leitura, não significa que você tenha que precisamente concordar com todo o texto, este é apenas a fonte e mediação do conhecimento que você busca e pratica.

É importante ressaltar que a leitura, não deve ser praticada apenas em âmbitos escolares; também nestes, e após estes, fora destes, ou seja, uma prática valiosa e para a vida toda, afinal conhecimento nunca é demais ou suficiente.


* Ketlin Strutz
Acadêmica do Curso de Pedagogia – Uniasselvi
Redação apresentada na disciplina Fundamentos de Alfabetização e Letramento, 2012.

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