Ensinar não é transferir conhecimento,

mas criar as possibilidades para

a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire

segunda-feira, 23 de julho de 2012

JOGO DA MEMORIA



O jogo de memoria é um jogo que é fácil de ser confeccionado. Podem ser utilizados vários tipos de materiais desde papel, EVA, pedaços de madeira fina e outros. E também podem ser utilizados materiais reciclados, como por exemplo, embalagens vazias de sabonete, remédios e etc.
A aplicação desse jogo pode ser nas diferentes faixas etárias. A diferença que você iria aplicar apenas modificando o grau de dificuldade, o uso de material adequado e os números de peças.  Não podemos esquecer que o professor pode estimular seus alunos a confeccionar seu próprio jogo e tornando a aula mais prazerosa e significativa. Mas sempre lembrando que deve orientar seu aluno independente a faixa etária.
Os objetivos a serem trabalhados no jogo da memoria , podem ser Conforme Lopes (2005, p.57):

- Trabalhar a coordenação motora fina
- Trabalhar a tenção e concentração
- Desenvolvimento da criatividade [...]
- Aceitação de regras e limites
- Socialização no jogo (ganhar e perder)
- Trabalhar a memória
- Trabalhar ansiedade

Sugestão: Quando a criança estiver já na alfabetização o professor pode aproveitar e fazer o jogo  da memoria com toda coleção. E pedi para os alunos destinguirem os animais de seu habitat e incluir os demais que não estão na coleção. Assim, o professor deve ser sempre o mediador de seus alunos e buscar desafios.

Acadêmica: Elisangela Raimundi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário